quarta-feira, 1 de maio de 2013

JAPÃO OFERECE BOLSAS DE ESTUDO PARA BRASILEIROS

A professora Laura Tey Iwakami, do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), tem novidade do Japão para os estudantes do idioma japonês, na UECE. É que o Governo do Japão, por meio de seu Ministério da Educação (MEXT), oferece, anualmente, quatro modalidades de bolsas de estudo para brasileiros em universidades japonesas. Gratuitas, as inscrições para os cursos de Pós-Graduação serão realizadas de 2 a 29 de maio de 2013, enquanto que para as demais modalidades, ou seja, Graduação, Escola Técnica e cursos Profissionalizantes acontecerão de 3 a 28 de junho.


A professora Laura Tey Iwakami, que tem contato direto com o setor Cultural do Escritório Consular do Japão, em Recife – Pernambuco (Jurisdição Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia), dá a seguinte explicação: os candidatos fora da área metropolitana de Recife, e que sejam residentes nos estados (Jurisdição: CE, RN, PB, PE, AL, SE e BA), poderão realizar as inscrições por remessa postal da documentação exigida, com a chegada ao Escritório Consular do Japão, em Recife, nos mesmos prazos divulgados. Os dos demais Estados deverão entrar em contato com a Embaixada do Japão ou com o Consulado Geral do Japão da sua região.

Para pesquisa (Pós-Graduação), em universidades japonesas, a bolsa contempla diversas áreas do conhecimento, oferecendo ao interessado a oportunidade de cursar o mestrado e/ou doutorado, caso venha a ser aprovado no exame de admissão da universidade japonesa. Inclui curso de língua japonesa nos seis primeiros meses da bolsa.

Na modalidade Graduação, a bolsa oferece ao candidato a oportunidade de realizar um curso, em diferentes áreas do conhecimento, em uma universidade japonesa. Durante o primeiro ano, a bolsa inclui curso preparatório de língua japonesa e outras disciplinas.

Para obter informações básicas, acesse o site www.br.emb-japan.go.jp e www.sp.br.emb-japan.go.jp onde há uma página “dúvidas freqüentes”. Há apenas uma diferença no processo de inscrição, do Escritório Consular do Japão, em Recife, com o descrito nos sites acima, no tocante à documentação exigida para a primeira fase, e, evidentemente, os locais de inscrições e de realização dos exames.

Informações e outros esclarecimentos:
ESCRITÓRIO CONSULAR DO JAPÃO NO RECIFE (Setor Cultural)
Rua Padre Carapuceiro, 733 - 14º. Andar - Edifício Empresarial Center I - Boa Viagem, Recife, PE CEP:51020-280
TEL: (81) 3207-0190 E-mail: cjr@bs.mofa.go.jp


FONTE: http://www.uece.br/uece/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião sobre o que foi escrito. Curtiu?