terça-feira, 6 de novembro de 2012

FATOS E CONTOS DO ENEM 2012

Desde sua criação, a prova do ENEM mostrou-se diferente de qualquer outra avaliação feita no país. A prova, que hoje é ponte dos estudantes para algumas, das Universidades mais conceituadas do país, além de servir como avaliação para aqueles que desejam um certificado do Ensino Médio, tem seu charme especial.

Alunos de todo o Brasil começam a se preparar para essa prova desde o Primeiro ano do ensino médio, e chegam a fazer essa prova apenas para testar conhecimentos e te noção do que enfrentarão anos depois.

Esse ano, o ENEM rendeu 5,3 milhões de pequenos contos. Alguns destes com finais ainda não certos - podem ser felizes, ou apenas finais incompletos- mas, alguns bastante peculiares.

Aluno lamenta ter se atrasado ao chegar em local de prova.

Mais abaixo, vamos conhecer alguns desses fatos que marcaram o fim de semana de muitos jovens Brasil a fora:

Um dos fatos que marcou o ENEM desse ano e foi peculiar aos anteriores, foi o uso da tecnologia. O MEC confirmou a eliminação de cerca de 65 alunos por publicarem fotos, ou divulgarem informações enquanto faziam a prova.

Uma das fotos divulgadas por alunos que faziam a prova do ENEM.

Aqui em Fortaleza, tivemos várias histórias, mas algumas chamaram a atenção em especial:

Uma aluna que foi retirada de dentro da sala, no domingo, pois foi confirmado que ela teria divulgado uma foto de dentro da sala no sábado, primeiro dia de prova.

Outro fato, ainda em Fortaleza, foi a estudante Marcela Moreira, 18 anos, passou por uma difícil situação no sábado. A jovem saiu por volta das 11 horas de casa, em direção ao Campus do Itaperi, na Universidade Estadual do Ceará (Uece), onde pretendia fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Ela contou ter sido abordada no caminho por um assaltante. "Ele foi logo pedindo para entregar a bolsa e fugiu", relatou a estudante.

Ainda assustada, a jovem disse que voltou em casa para pegar a certidão de nascimento e a carteira de estudante, que "tem foto, mas não adiantou".

Na Bahia uma das candidatas atrasadas foi a filha de 16 anos de Simara dos Santos. Simara explicou que o atraso foi provocado por falta de atenção quando elas estavam na igreja. "Fomos fazer uma oração, e eu perdi a hora", disse a mãe, antes de deixar o local.

O sonho de Carolina Weiber --ingressar no curso de engenharia de produção agroindustrial-- foi adiado por mais de um ano por causa da corrida de Fórmula 1. A estudante de 18 anos chegou atrasada ao local de provas em Vilhena (RO), porque o pai, que a levaria até lá, preferiu terminar de assistir à corrida na televisão.

Em Recife, capital pernambucana, a filha recém-nascida não impediu que Adriana Albuquerque de Almeida, de 21 anos, fizesse o Enem. 

Nesses dois dias de prova, ela contou com a ajuda da irmã e da organização do exame para cuidar do bebê enquanto responde às questões numa sala ao lado, na Universidade Católica de Pernambuco.

Ontem ela teve de sair duas vezes da sala para amamentar Ana Beatriz, de apenas 22 dias. Somadas, as sessões duraram 50 minutos, o que fez Adriana deixar de fazer 5 das 90 questões da prova de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. "Com minha filha aqui, fico mais tranquila", disse. Coisas de mãe. 
E você, tem alguma história interessante para contar? 
Deixe seu conto nos comentários e convide os amigos para contarem suas histórias!
Passe em nossa página de PROMOÇÕES e participe do sorteio que preparamos para você.
COTIDIANO NA REDE: **(para acessar basta clicar nos links)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião sobre o que foi escrito. Curtiu?