quinta-feira, 1 de novembro de 2012

ENEM 2012: DICAS E INFORMAÇÕES PRÉ-PROVA

No clima da ajuda aos estudantes, vou deixar dicas para o dia da Prova.

O que você deve fazer na manhã, o que esperar ao chegar lá, o que você pode e não pode levar, o que você pode e não pode fazer... Vou tentar ser bem sucinto para não criar mais dúvidas do que as que já existem, então vamos lá.



PRÉ-PROVA: DA SAÍDA À CHEGADA AO LOCAL DE PROVA.

A prova do ENEM está marcada para se iniciar as 13:00hs, no horário de Brasilia, então caros amigos das Regiões Norte/Nordeste, lembrem-se que com o horário de verão, a prova estará se iniciando em nossos estados ao meio-dia (12:00hs). Não se percam!


É indicado no cartão que se deve chegar Uma hora antes no local de prova, não é obrigatório, mas é uma prevenção que deve ser seguida, principalmente para aqueles que não sabem onde fica o local que vai fazer a prova.

Para aqueles que moram nos centros urbanos com grande fluxo de carro, tentem se programar para não enfrentar os engarrafamentos. Eu já vi muitos alunos perderem a prova porque ficaram no meio do caminho, então tentem traçar uma rota mais livre. Minha dica para quem vai de carro é: Tracem a rota pelo Google Maps, lá você vê uma rota para o local de prova, e ainda sabe quanto tempo vai gastar.

Ao sair de casa para a prova levem o cartão de confirmação do local (não é obrigatório, mas ajuda bastante), RG (caso tenha perdido, leve o Boletim de ocorrência, que deve estar com data inferior a 90 dias), caneta PRETA, SOMENTE PRETA.

DURANTE A PROVA: COMO SE COMPORTAR

Ao chegar no local de prova, antes de entrar em sala relaxe um pouco, descanse a mente, e tire toda a tensão possivel, pois após entrar em sala você deverá colocar todos os seus pertences em uma sacola com lacre, só poderá ficar na mesa a caneta PRETA, o cartão de confirmação, identidade e o lanche. Ah, sobre o lanche, nada de ruffles, xilitos ou comidas que façam barulho, pois você poderá prejudicar os outros alunos que estarão em sala.
Leve chocolate, biscoito, ou algo leve. Também leve uma garrafa com água, pois ajudará a perder menos tempo, e saiba disso, no ENEM tempo é EXTREMAMENTE importante.

Após entrar em sala você só poderá sair acompanhado do fiscal, portanto, se quiser ir ao banheiro, vá antes.

Durante a prova não é perdido ao aluno o uso de óculos escuros, bonés, aparelhos eletrônicos e relógios, tudo será recolhido na sacola lacrada, e só poderá ser retirado após a prova.

É importante que você mantenha a calma. a prova é longa e cansativa, então chegue preparado para isso. Vá com a mente descansada e faça o possivel para continuar assim.

Uma dica que dou, por experiência própria é que você faça a REDAÇÃO antes. Tem muita gente que prefere fazer toda a prova e deixar a redação para o final, porém é arriscado.

Pelo fato de ser uma prova muito cansativa, as vezes você não consegue formular idéias ao fim da prova e pode se prejudicar por isso, além do que, é arriscado deixar a redação para o final pelo fator tempo. Você poderá não ter mais tempo para desenvolver uma redação de nível satisfatório.

No mais, saibam que a prova não é um bicho de sete cabeças, é apenas mais uma prova que vocês estão fazendo durante a vida de vocês, relaxem e CURTAM como se fosse uma festa!


COTIDIANO NA REDE: **(para acessar basta clicar nos links)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião sobre o que foi escrito. Curtiu?