sexta-feira, 6 de julho de 2012

REALITY SHOWS E OS CRISTÃOS.

Os realitys shows invadiram a TV mundial a algum tempo. No Brasil eles se instalaram á, mais ou menos, 15 anos e só aumenta o número e a diversidade de Realitys por aqui. São reality shows de desconhecidos, de famosos, isolados, misturados com pessoas de outra cultura, pobres, ricos, rockeiros, sambistas...

Porém, as maiores discussões sobre esses programas surgem quando envolvem a religião, mais especificamente com os Evangélicos. A discussão gira em torno do conteúdo desses programas e a relevância que podem ter na vida dos cristãos.
Muitos pastores, lideres e ,até mesmo, membros de igreja, são contra esses programas e condenam a participação de outros cristãos, pois julgam que a exposição excessiva causada por esses programas algo que denigre a imagem do evangelho e dos próprios membros das igrejas.

Algo que tem chamado muito a minha atenção (e a de alguns amigos com quem converso em certos momentos) é que cada vez mais os "cristãos" tem se envolvido e se exposto nessas atrações midiáticas. Não sei se buscam fama, dinheiro, vida melhor, ou simplesmente, acham que é uma forma de divulgar a palavra de Deus, mas o que temos visto é um crescimento de cristãos despreparados para rebater questionamentos básicos dos "acusadores" e que tem feito com que a Bíblia se torne um motivo de chacota e despreso para o público dessas atrações.


Atualmente, na Rede Record de Televisão, que por acaso é empresa do pomposo Bispo Edir Macedo, exibe um programinha que está em sua 5° edição, chamado "A Fazenda". Nesse programa alguns artistas são isolados dentro de uma chácara luxuosa no interior de São Paulo, e devem cumprir algumas tarefas, tais como, cuidar de bichos, limpar a casa da fazenda, além de cumprir algumas tarefas.
O fato que chamou a minha atenção para este programa e me levou a criar este POST foi uma noticia lida em um site cristão, que tem o seguinte título:

"Participantes do reality show “A Fazenda 5″ se declaram evangélicas e levam Bíblias para o programa"

Ao ler o título tentei puxar pela mente o nome dos participantes, o que foi complicado pois não acompanho e não sei exatamente quem tá lá por dentro. A primeira pessoa que me veio a mente foi a Gretchen, que já tinha dito a algum tempo que frenquetava uma igreja, mesmo mantendo o seu título de"Rainha do bumbum". Ao ler a noticia vi o seguinte conteúdo:

"Entre os participantes, a dançarina Simone Sampaio e a modelo Robertha Portella levaram a Bíblia Sagrada, enquanto a cantora Gretchen levou o livro de Fabiano Morais “A História – A Bíblia contada como uma só história do começo ao fim”. Outra integrante do reality show, Nicole Bahls, levou consigo o livro “Tempo de Esperas” do padre Fábio de Melo, de acordo com o blog No Mundo & Nos Livros.

Robertha, Gretchen e Simone (em pé), as participantes que levaram a Biblia para o reality "A Fazenda 5".

 

Nessa edição o reality show ampliou ainda mais esse debate depois que, em uma conversa, Gretchen e Simone confessaram que são evangélicas.
Ao aconselhar Gretchen para não se desesperar diante dos problemas enfrentados com os outros participantes do reality, Simone pediu para que a cantora conversasse com Deus para poder se acalmar, segundo informações de GPrime.
A conversão da cantora é sempre discutida pelo fato de sua carreira ainda baseada no fato de ela ser considerada a “rainha do bumbum”. Simone é madrinha de escolas de samba."
Bem, não sei se fico feliz ou triste. Bom saber que esas pessoas levaram a Bíblia pra ler, bom saber que tem pessoas que conseguem abrir a boca para dizer que são evangélicas na Tv, mas.... O que eles tem transmitido para o resto do Brasil? O que vale mais, elas abrirem a boca e se dizerem evangélicas, ou agirem como cristãs?
Esse ano, outro Reality que incluiu "evangélicas" e causou polêmica foi o Big Brother Brasil, da Rede Globo.
Duas mulheres entraram com o título de cristãs, as participantes Jakeline e Kelly.

Jakeline e Kelly, semelhança de Cristo no BBB?
Jakeline ficou pouco tempo e se destacou pela melancolia, drama excessivo e o choro, muito choro. Já a Kelly ficou por um bom tempo, discutiu com algumas pessoas e ao sair da casa pousou nua para um site e uma revista masculina dessas ai.
Então, a pergunta que não quer calar é, o que os Realitys trazem de bom para os cristãos? Eles podem ser uma oportunidade para divulgar o evangelho? Em que os cristãos podem ser afetados por esses programas?
 Se puderem, respondam essas questões... Até o próximo POST!

COTIDIANO NA REDE:


TWITTER: @cotidianojovem1

Um comentário:

  1. Eu acho que os realitys não trazem NADA de bom para os cristãos, eles querem apenas, unicamente e exclusivamente, denegrir o ser cristão..

    ResponderExcluir

Dê sua opinião sobre o que foi escrito. Curtiu?