terça-feira, 28 de agosto de 2012

CLIMA DE TENSAO SEGUE ENTRE PROFESSORES E SINDICATO

ATUALIZE-SE - 03 de Setembro


Na próxima quinta-feira, dia 6 de setembro, a Associação de Docentes das Universidades Federais do Ceará (Adufc), irá realizar nova assembleia, no Campus do Pici, para discutir o fim da greve dos professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).
Segundo a nota oficial publicada no site da entidade, todos os docentes são convocados para uma assembleia geral extraordinária tendo em vista o abaixo-assinado entregue à diretoria no dia 29 de agosto, que recolheu 500 assinaturas de professores insatisfeitos com o fim da paralisação.
O evento será realizado no Restaurante Universitário do Campus do Pici, em frente ao Auditório do Centro de Ciência, às 9h, em 1º convocação, ou às 10h, em 2º convocação.
A pauta da reunião será o fim da greve que começou no dia 12 de junho deste ano e terminou no último dia 22 de agosto.



ATUALIZE-SE - 29 de Agosto


Encerra-se às 14 horas de hoje a coleta de assinaturas dos discordantes do fim da greve docente das universidades federais do Ceará para a apresentação de uma nova petição cuja ementa é a realização de assembleia com o intuito de deliberar sobre a paralisação. Os apoiadores da medida argumentam que a votação do último dia 22 foi conduzida de forma antidemocrática pelos dirigentes do sindicato da categoria. Por isto, querem outra manifestação da base. 
Este segundo documento começou a ser elaborado imediatamente após o Adufc-Sindicato rejeitar, no fim da tarde da última segunda-feira, 27, uma primeira petição composta por 588 assinaturas. Segundo a assessoria jurídica da entidade, o perfil virtual dela (com apoios colhidos via Internet) não permitiu atestar que 10% dos participantes eram filiados à autarquia. A quantidade mínima está prevista no estatuto do órgão.

Tão logo a tarde de hoje comece, os líderes do movimento de resistência à atual diretoria do sindicato iniciarão a contagem das rubricas. Até as 15h30min de ontem, 312 pessoas haviam assinado a nova petição. A meta são 700, entre associados e não filiados. Ela deve ser entregue ao Adufc às 16 horas de hoje.
Caso o sindicato manifeste-se imediatamente favorável à causa, a assembleia aconteceria dentro de 48 horas, no mínimo, ou sete dias após a convocação, no máximo. O prazo inicial seria sexta-feira, 31, portanto.

Fonte: Jornal O POVO


NOTICIA ORIGINAL
A segunda-feira trouxe um ar de revolta e indignação entre os professores da UFC  e UNILAB contra o sindicato ADUFC.

Após a renuncia do presidente e da secretária do sindicato, esperava-se que as coisas pudessem tomar um rumo diferente e levarem a uma concordancia entre as partes. Que nada!



Nesta segunda-feira, 27 de Agosto, o Sindicato rejeitou a solicitação dos manifestantes quanto a uma nova reunião para discutir o fim da grewve, ato tomado na última Assembléia geral e que causou revolta a maioria (ver post anterior GREVE NAS UNIVERSIDADES NO CEARA PODE ESTAR PERTO DO FIM). O novo presidente alega que a petiçáo foi realizada pela internet e, portanto, não estava dentro das exigencias legais.


O fato causou revolta entre os professores que informam que outras petições haviam sido realizadas da mesma forma e aceitas pelo Sindicato, a diferença é que elas eram do interesse dos mesmos e agora a petição vai contra a posição do presidente.

Com isso os protestantes marcaram uma nova tomada de assinaturas para hoje (28/08), desta vez presencial, nos Jardins da reitoria da UFC, na Avenida da Universidade. Antes porém será enviado ao reitor, Jesualdo Farias, uma solicitação de não-tomada de atitudes enquanto não tiver nada resolvido sobre a reunião.

Para amanhã, porém, já está agendada reunião da equipe de administração da UFC para decidir quando o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) será convocado para traçar um novo calendário universitário.

Enfim, continuamos a esperar o desfecho dessa novela que se iniciou no dia 12 de Junho e não tem data para terminar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião sobre o que foi escrito. Curtiu?