quarta-feira, 22 de agosto de 2012

GREVE NAS UNIVERSIDADES NO CEARA PODE ESTAR PROXIMA DO FIM

ATUALIZE-SE - 31 de Agosto - 09:30

As aulas de alguns cursos da Universidade Federal do Ceará (UFC) devem voltar na segunda-feira, 3. 

O reitor da UFC, Jesualdo Farias, disse que as coordenações de Medicina e Fisioterapia comunicaram o retorno às atividades no primeiro dia útil de setembro, mesmo sem um novo calendário acadêmico ter sido definido pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). Segundo ele, outras áreas estariam se articulando para fazer o mesmo.


O Cepe só deve ser convocado na próxima semana. Havia a expectativa de a administração superior da UFC definir ontem quando o colegiado anunciaria o novo calendário. “Para nós, a greve acabou quinta-feira passada (23, quando o Adufc-Sindicato comunicou à reitoria o resultado da assembleia pelo fim da greve). Mas achei por bem não convocar (o Cepe) até sexta agora para ver se há arrefecimento de ânimos (entre professorado e sindicato). E já disse aos dois lados que meu prazo máximo é dia 31 deste mês. Não posso esperar até agosto de 2015... Tenho 40 mil estudantes aflitos”, argumenta o reitor.
Como o Cepe ainda precisa definir pendências sobre o fim de 2012.1 em alguns campi, colações de grau, período de matrícula para 2012.2 e começo e fim do segundo semestre propriamente dito, Jesualdo Farias já admite atraso na conclusão do período de aulas deste ano. Quiçá do próximo. “Não tem como terminar (o segundo semestre de 2012) em dezembro. Se todos os cursos voltassem na segunda, já teríamos aulas até o fim de janeiro (de 2013) e, acho, daria para terminar 2013 em 2013. Mas estamos avaliando cenários. Se não retornar tudo na segunda, o calendário será outro”, explica.
A data-limite dada pelo reitor para educadores e sindicato dirimirem o conflito em torno da votação que encerrou a greve dia 22 possivelmente será descumprida. Ontem à tarde, membros do movimento de resistência à atual diretoria do Adufc protocolaram uma segunda petição solicitando a convocação de outra assembleia para deliberar sobre o término da paralisação. A primeira, de caráter virtual, foi rejeitada.


ATUALIZE-SE - 28 de agosto 15:20


A greve dos servidores das universidades federais acabou. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (Sintufce), 3,6 mil trabalhadores distribuídos na UFC e Unilab voltaram ao trabalho nesta terça-feira, 28, após 66 dias de paralisação. A categoria conseguiu um reajuste nos rendimentos de 15,75%, parcelados em três vezes até 2015.
Conforme o coordenador geral do sindicato, Gerson Morais, o governo reservou uma quantia de R$ 2,9 bilhões no orçamento para cobrir despesas com o reajuste salarial, capacitação de servidores e incentivo de qualificação de carreira. Segundo ele, alguns servidores terão nos próximos três anos um acréscimo de até 75% no salário-base. “Nós temos o pior rendimento dentre os servidores federais. Se somarmos os 15,75% com o adicional de mestrado, doutorado, tempo de serviço, isso poderá acontecer. Além do mais porque aumentamos o step (diferença padrão entre vencimentos). Nesse caso, para quem está no fim da tabela haverá uma elevação de 35% a 40% até 2015”, explicou.

Reivindicações continuam
Mesmo com as conquistas, o Sintufce nã osaiu completamente satisfeito das discussões. De acordo com o coordenador geral do sindicato, ainda restam outros pontos a serem discutidos. “O governo simplesmente pegou a projeção do PIB para próximos anos. Nós ainda temos perdas de 2010 que 
precisam ser renegociadas. Foi criada uma mesa permanente de negociação para discutir isso, bem como, outras reivindicações como vale-alimentação, reposição de aposentados”, afirmou Gerson.
Segundo ele, todos esses aspectos devem ser discutidos, inclusive, a necessidade de se realizar mais concurso. “Temos um déficit de 1,5 mil servidores. Muitos cargos foram extintos e outros que existem são ocupados por terceirizados”, disse.



ATUALIZE-SE - 27 de agosto 12:50


O presidente da ADUFC, Marcelino Cavalcante Pequeno, e a Professora Marília Lopes Brandão, Secretária Geral da ADUFC-Sindicato, renunciaram ao cargo por meio de um documento enviado a diretoria.
O comunicado é do último sábado (25). O presidente também renunciou ao cargo de 2º Tesoureiro e membro do Conselho Deliberativo da Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior.
Nota da UFC
A Universidade Federal do Ceará divulgou uma nota explicando que a instituição está atravessando um momento delicado que continuam empenhados para normalizar o cotidiano das atividades acadêmicas.
"Diante dos recentes acontecimentos no movimento docente em nossa Universidade, temos clareza de que é necessário o empenho de todos para superar os impasses gerados, a fim de que seja possível o retorno integral às atividades", divulgou.
A Administração Superior da Universidade Federal do Ceará disse que confia na capacidade do movimento sindical de resolver os conflitos.



ATUALIZE-SE - 24 de Agosto 11:30hs

Segundo o reitor da UFC, Professor Jesualdo Farias, ele deverá se reunir com os diretores da Universidade para tratar de um novo calendário nesta segunda-feira, 27/08.


Sobre o impasse no fim da greve dos professores, o reitor disse que deve seguir os procedimentos oficiais. “O que está na mesa do reitor é que a greve acabou. Isso é fato. A forma como foi decidida não nos interessa. Ao reitor cabe cumprir os procedimentos oficiais. Se chegar outro documento dizendo que a greve não acabou, nos posicionaremos como tal”, afirmou.



fonte: O Povo - online


ATUALIZE-SE - 23 de Agosto 21:00h


Após uma tarde de manifestações na Avenida da Universidade, professores contrários ao fim da greve colheram mais de 600 assinaturas solicitando a marcação de uma nova Assembléia para a terça-feira, 28/08, para discutir a Assembléia que pôs fim a greve, e entregaram as assinaturas no Sindicato Adufc.





Alunos e simpatizantes com as idéias propagadas pelos professores grevistas também fizeram parte das manifestações que fecharam duas faixas na Avenida da Universidade, o que deixou o transito mais caótico que o normal.


Para a manhã dessa sexta-feira, 24/08, está marcada uma manifestação dos professores na Praça da Bandeira.


ATUALIZE-SE - 23 de Agosto 14:00h


A Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) receberam nesta quarta-feira (22) os ofícios que comunicam a decisão dos professores federais sobre o fim da greve, segundo os sites das instituições. Os documentos foram entregues nos gabinetes dos reitores de cada universidade.

O ofício foi elaborado pelo Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (Adufc) após assembleia nesta quarta-feira (22). A UFC informou, no site oficial, que serão tomadas todas as medidas para a retomada do semestre letivo.

fonte: Site Globo.com- CE


Lembrando, porém, que mesmo com os oficios em mão, ainda pode haver uma virada de mesa por parte dos professores que são contra o fim da greve.


Ainda esta tarde os professores se reuniram para colher assinaturas para tentar anular a decisão que eles estão chamando de GOLPE LICITO, já que segundo os professores a decisão de votar pelo fim da greve não estava na pauta da reunião convocada.


Veremos o que virá por ai.


POST ORIGINAL
Em assembléia realizada nesta quarta-feira, 22 de Agosto, no Pátio da Universidade Federal do Ceará os professores presentes, que analisavam contrapropostas para enviar ao comando geral da greve, quando um grupo de professores colocou em pauta a votação pelo fim da greve.




Os professores que eram contrários a votação se retiraram da assembléia, e os que ficaram votaram, definindo o fim da greve por 159 votos a favor e apenas 5 votos contra.

Porém este ainda não é o fim desse assunto.


Os professores que não concordam com o fim da greve ainda analisam meios de anular a decisão tomada nesta quarta-feira. Na quinta-feira (23), às 14h, os professores que contestam o resultado da assembleia vão se reunir no pátio da UFC para debater sobre a decisão que pôs fim a greve, segundo Tiago Coutinho, professor de comunicação do campus do Cariri, um dos docentes contrários à assembleia e que fazia parte do comando de greve.



Caso se confirme o fim da greve, ainda não existe previsão para o retorno das aulas. 


Alguns cursos das Universidades ainda não se encerraram, e apenas após a divulgação de um novo calendário poderemos ter certeza de como ficará a situação dos estudantes cearenses.


IFCE


Enquanto isso não há nada certo quanto a situação da greve deflagrada pelos Institutos Federais.


Como eles são filiados a outro Sindicato, as noticias para os alunos, que mal iniciaram o semestre já tiveram que interromper.


O IFCE retornou as atividades letivas no dia 02 de Maio após um periodo de negociação de greve, e no dia 14 de Junho paralisou suas atividades.


O calendário de reposição das aulas do primeiro semestre que deve ter 100 dias letivos só vai ser definido com o fim da greve. “Depois do fim das aulas da primeiro semestre, devemos ter uns 15 a 20 dias de férias, no máximo, e iniciar as aulas do segundo semestre”, afirma o pró-reitor de ensino do Instituto, Gilmar Lopes Ribeiro.


Segundo os reitores das Universidades Federais e Institutos, a greve em nada atrapalhará o ENEM ou a matricula para os alunos que estão a espera de serem convocados para as vagas do vestibular 2012.2.


No meio de tanta expeculação devemos aguardar e torcer por noticias melhores para a educação brasileira.




COTIDIANO NA REDE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião sobre o que foi escrito. Curtiu?