sexta-feira, 3 de agosto de 2012

PRAÇAS DE FORTALEZA POSSUEM ACESSO WI-FI

A noticia até pode ser comemorada pela população, afinal, agora os fortalezenses podem usufruir dos serviços de internet sem pagar lan-houses e sem gastar com modens no centro da cidade. Agora, o que vem preocupando a população é a falta de segurança nos pontos de acesso da capital.


Essa é a pergunta chave: Você teria coragem de tirar seu notebook no centro da cidade para acessar a internet?




ENTENDA A NOTICIA


Os fortalezenses poderão encontrar esse serviço na Praça do Ferreira, Passeio Público, Praça da Estação, Praça Coração de Jesus, Parque da Liberdade/Cidade da Criança e também na Praça José de Alencar. Em cada uma das praças, a velocidade da conexão é de dez megabytes reais, conforme dados da Prefeitura.

Segundo o coordenador de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura, Cristiano Therrien, o projeto começou quando foram instalados 60 quilômetros de cabos de fibra ótica em toda a cidade, com o objetivo de conectar 24 órgãos do Município entre si. Dessa forma, também surgiu o videomonitoramento das praças do Centro, realizado pela Guarda Municipal de Fortaleza (GMF).

Então, para ter a internet sem fio nos logradouros, foi usada a tecnologia que já havia sido implantada nas câmeras. "Começamos esse projeto no Passeio Público e foi um sucesso. Agora, a nossa intenção é implantar a rede Wi-Fi grátis em quatro outras praças que também têm o videomonitoramento", comentou o coordenador.



Durante os testes, a Praça Coração de Jesus foi onde as pessoas mais se conectaram na Wi-Fi disponibilizada pelo projeto. Para suportar a alta demanda, foram instalados, nas praças, roteadores corporativos que suportam dezenas de conexões ao mesmo tempo.

Para ter acesso gratuito à internet nos logradouros, o usuário deve ligar a rede Wi-Fi do seu aparelho e selecionar o serviço disponível com o nome "Fortaleza_Digital", sendo direcionado para uma tela de login. Caso ainda não possua cadastro, deverá preencher um formulário com seus dados. Após logado, o usuário terá uma hora contínua de conexão, quando será desconectado e convidado a se logar uma outra vez.



A assessoria de imprensa da Guarda Municipal de Fortaleza informou que são 15 pontos de videomonitoramento com 24 câmeras no Centro. Além disso, sete guardas, em viaturas e motos, trabalham no local, em sistema de ronda nos três turnos. Eles também atendem a demanda captadas pelo vídeo.

Segundo o comandante da 5ª Companhia do 5º Batalhão, major Jean Falcão, nas principais praças existe uma dupla de policiais. Para o major, ao utilizar a internet, é importante que as pessoas sempre se aproximem dos PMs e, se não identificar nenhum, é melhor não arriscar.



trecho retirado da página: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1166470

COTIDIANO NA REDE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião sobre o que foi escrito. Curtiu?