terça-feira, 19 de maio de 2015

ENEM 2015: MUDANÇAS PARA MELHOR?

Fala galera, tudo certinho com vocês?!

O blog ficou um tempo sem atualização, mas agora voltamos com força total, afinal novidades não faltam em nosso país esplendoroso nesse 2015.

Começamos o ano com o governo afirmando que a prioridade seria EDUCAÇÃO, e criou-se uma expectativa enorme em relação à isso. Principalmente, em relação aos programas sociais implantados e que deram certo, até aqui, e pelas possibilidades de serem ampliados.


Porém, o que temos visto são cortes. Cortes de orçamento, cortes de vagas, cortes de programas e outros cortes tantos.


Pois bem, isso fica pra outro post. O foco aqui é o ENEM 2015 E SUAS NOVIDADES.

Não sei se todos vocês já viram as novas regras ou só tem visto notícias por cima, mas o nosso intuito aqui será esclarecer o máximo possível das dúvidas.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) será realizado dias 23 e 24 de Outubro.

1- Logo de cara, falamos de $$$$$. As inscrições subiram o valor de R$ 35,00 para R$ 63,00.

2- A galera de ensino público ou baixa renda que solicitar isenção da taxa e faltar a prova, perde o direito à isenção no próximo ENEM. Então não adoeça, não durma demais e, principalmente, não se atrase em engarrafamentos!

3- Outra novidade é a aplicação do Exame, que terá início às 13h30. Os portões nos locais de provas continuarão sendo abertos às 12h e fechados às 13h (de Brasília). O tempo extra servirá pra organização dos alunos em sala e aplicação de medidas de segurança, para tentar evitar os fraudadores.

4- Em relação aos TRANSEX: a inscrição de travestis e transexuais que pretendem ser identificados pelo nome social também terá alterações. Esses candidatos deverão fazer a inscrição normalmente, no período estabelecido no edital. Posteriormente, entre os dias 15 e 26 de junho, devem encaminhar, por meio do sistema do participante, na página do Enem na internet, cópia de documento de identificação, uma foto recente e o formulário preenchido, disponível on-line.

5- A novidade mais recente divulgada é em relação aos alunos menores de 18 anos e que cursam 2° ano. Até as edições posteriores, os alunos encaixados nesse perfil, poderiam utilizar a nota do ENEM para entrar no Ensino Superior, pulando o 3° ano do ensino médio, fato que a partir desse ano será descartado. Ou seja, os alunos de segundo ano, menores de idade, que se formarem após 2015, não podem entrar no Ensino Superior sem concluir a grade curricular em sua escola, independente se a nota for suficiente para entrar no curso desejado (como ocorreu com o estudante de 15 anos que passou no curso de Medicina).

Bem, creio que as mudanças não acabaram, estão só começando. Mas, é aguardar pra ver o que nos espera nesse redemoinho turbulento chamado BRASIL!

Fiquem ligados e até o próximo post!


Passe em nossa página de PROMOÇÕES e participe do sorteio que preparamos para você.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião sobre o que foi escrito. Curtiu?