quinta-feira, 3 de maio de 2012

PALAVRA DISTORCIDA: O CRESCIMENTO DAS IGREJAS INCLUSIVAS

Não é de hoje que temos presenciado o surgimento de novas Teologias e novas tendencias relacionadas a igrejas cristãs no Brasil.


Uma dessas novas visões que estão surgindo tem criado polêmica e crescido dia após dia são as Igrejas Inclusivas.


O embrião das igrejas inclusivas começou a surgir no Brasil na década de 90, em pequenas reuniões feitas normalmente sob sigilo. Nos Estados Unidos, entretanto, elas já existem há pelo menos quatro décadas, praticando o que chamam de "teologia inclusiva", com um discurso aberto à diversidade.
A visão delas é abrigar pessoas que são "excluídas" da sociedade e não são aceitas nas Igrejas Cristãs tradicionais.






Uma pesquisa encomendada pela BBC Londres revela que existem, pelo menos, 10 denominações diferentes de Igrejas Inclusivas no Brasil, são mais de 40 congregações espalhadas no território.

O número de frequentadores dessas igrejas - que são abertas a fiéis de qualquer orientação sexual - acompanhou também a emancipação das congregações. Se, há dez anos, os fiéis totalizavam menos de 500 pessoas; hoje, já são quase 10 mil - número que, segundo os fundadores dessas igrejas, deve dobrar nos próximos cinco anos.


Aqui no Brasil a concentração maior dessas igrejas está no Eixo Rio-São Paulo, que são os centros do Movimento "LGBTS" do país.


A missionária Lanna Holder converteu-se aos 21 anos ao cristianismo, antes usuária de drogas, alcoólatra e lésbica, Lanna passou a pregar a palavra de Deus pelo interior brasileiro e aos 24 anos casou-se. Porém em uma viagem aos Estados Unidos, no ano de 2002, conheceu a também missionária Rosania Rocha e envolveu-se com ela. Um ano após as duas foram expulsas da Igreja em Boston e retornaram ao Brasil.


Rosania Rocha (esq.) e Lanna Holder (dir.), fundadoras da Comunidade Cidade de Refúgio.


Em 2007, Lanna teve a ideia de criar uma igreja voltada predominantemente para homossexuais que, como ela, não ganharam acolhida em outra vertente religiosa. Ela montou a "Comunidade Cidade de Refúgio", no centro de São Paulo. Hoje a Igreja conta com mais de 500 membros e planeja abrir filial em Londrina- PR.


Na página do site da Igreja a Missionária Lanna Holder destaca: 


"A Comunidade Cidade de Refúgio é uma igreja missionária. Nosso alvo inicial são aqueles que caminham conosco, porque compreendemos que gerando neles um espírito comprometido com o Reino, estes serão capazes de conquistar o mundo. Nossa arma em punho é o amor, nossa estratégia é a oração e nossa meta são vidas, principalmente as esquecidas e deixadas para trás.
Temos como visão de crescimento, o céu. Queremos crescer para cima, e para isso não exultaremos em aceitar os desafios dos nossos dias. Seremos obedientes ao IDE, prontos a testemunhar “tanto em Jerusalém, com em toda a Judéia e Samaria”, sem temer barreiras religiosas ou obstáculos humanos. Todavia, estamos apaixonados pelos “CONFINS DA TERRA”, afinal poucos anseiam ir prá lá. Não por causa da distancia – afinal os CONFINS DA TERRA para alguns pode ser o outro lado da rua, no quarto de um filho ou mesmo a casa de um irmão – mas, pelas muitas diferenças que separam alguns cristãos daqueles que lá estão. Assim, romperemos essas diferenças, derrubaremos as barreiras do preconceito, rasgaremos o véu da religiosidade, enfrentaremos o moralismo dos legalistas de plantão e transpassaremos as impossibilidades impostas, sob a imutável ordem: IDE!"
Não querendo ser contestador, preconceituoso ou até mesmo tachado como um dos "moralistas e legalistas" citados pela Lanna, mas acredito que o fato é que a Bíblia tem sido distorcida, sido utilizada de modo que o ponto de vista dela e de tantos outros (citando aqui os "amigos" da teologia da Prosperidade, os garotos da Igreja do Rock, Edir Macêdo, Ap. Valdemiro Santiago, R.R. Soares, Rene Terra Nova e outros por ai) tem se transformado em verdades biblicas.
Façam um favor, pelo amor do Santissímo, parem de fazer da Bíblia um livro de mutações e aplicações e vivam o que está escrito, sem moldar quanto a vontade e prazer de vocês.
Eu acredito, sim, que muitas igrejas tem errado quanto ao tratamento dado aos chamados "excluídos" da sociedade, mas também acredito que o vocês estão criando é uma divisão maior e tem sido mais preconceituosos que os que vocês acusam. Cresçam e vivam conforme a Palavra real.
NÓS NA REDE:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião sobre o que foi escrito. Curtiu?