quinta-feira, 10 de maio de 2012

F.A. - FACEBOOKEIROS ANÔNIMOS

Em pesquisa realizada na Universidade de Bergen, na Noruega, a pesquisadora e psicóloga Cecilie Schou Andreassen realizou uma pesquisa inovadora sobre fatores que levam as pessoas a ficarem DEPENDENTES do Facebook, e nessa pesquisa ela identificou as principais vitimas da rede social: OS JOVENS E MULHERES.




Na pesquisa descobriu-se que os sintomas que indicam o vício ao Facebook são sintomas parecidos com os da dependência química, ou seja, podemos dizer que as pessoas realmente desenvolvem um nível de dependência ao Facebook.







A PESQUISA


A pesquisa se baseou em uma escala criada pelos pesquisadores e foi chamada de "Escala Bergen para o Vício do Facebook".


A Escala Bergen para o Vício do Facebook se baseia em seis critérios básicos, onde todos os itens são marcados na seguinte escala: (1) Muito raramente, (2) Raramente, (3) Às vezes, (4) Frenquentemente e (5) Muito frequentemente. Foram selecionados 423 estudantes para responder a pesquisa, onde eles listavam de 1 a 5 as seguintes perguntas:
  • Você gasta muito tempo pensando sobre o Facebook ou o plano de uso do Facebook.
  • Você sente um desejo de usar mais o Facebook.
  • Você usa o Facebook a fim de esquecer os problemas pessoais.
  • Você tentou reduzir o uso de Facebook, mas não conseguiu.
  • Você se torna inquieto ou perturbado se for proibido de usar o Facebook.
  • Você usa o Facebook a ponto de atrapalhar o seu trabalho / estudos.
O estudo mostra que a pontuação de "freqüentemente" ou "muito freqüentemente" em pelo menos quatro dos seis itens pode sugerir que você é viciado em Facebook. 




Ainda de acordo com os resultados da pesquisa, pessoas tímidas, ansiosas e inseguras socialmente também estão propensas a viciarem no aplicativo. 


Mulheres, jovens, tímidos, ansiosos e inseguros: perfil traçado dos viciados em Facebook.


De acordo com Cecilie, indivíduos com essas características de personalidade têm maior facilidade em se comunicar por meio das mídias sociais do que pessoalmente. Já pessoas mais organizadas e ambiciosas são menos suscetíveis à dependência, segundo a pesquisa.


Pois bem, agora desafio aos meus amigos leitores a realizarem o teste:


COPIE E COLE AS PERGUNTAS DO TESTE DE BERGEN NOS COMENTÁRIOS DO BLOG E RESPONDA NA ESCALA DE 1 a 5 E DESCUBRA SE VOCÊ É OU NÃO UM FACEBOOKEIRO ANÔNIMO...

COTIDIANO NA REDE (sem vício):



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião sobre o que foi escrito. Curtiu?