quarta-feira, 4 de abril de 2012

VIVER: MAIS QUE UMA BUSCA PELA FELICIDADE, UMA ARTE.

Nos últimos dias alguns fatos em minha vida aconteceram e me deixaram bastante triste. Os que me conhecem e são mais íntimos sabem do que estou falando. Realmente tem sido muito difícil assimilar tantas notícias ruins de modo tão repentino.

Ao mesmo tempo, nestes dias estou sendo levado a refletir sobre um tema bastante intrigante, e quero compartilhar os pensamentos com vocês.

Na Faculdade nas aulas de Sociologia tive que ler um texto que tinha como tema: A BUSCA SEM FIM. Este texto fala sobre a busca do homem pela felicidade completa, mais especificamente indaga sobre QUALIDADE DE VIDA e o significado deste termo.


Ao refletir sobre o tema e sobre outros relacionados me vieram os seguintes textos e idéias:


No princípio criou Deus os céus e a terra.

E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.
E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.
E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.
E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.
E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.
E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.
E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.
E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.
E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.
E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.
E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.
E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,
E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.
E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.
E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.
E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.
E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.
E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.
E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. 
Gênesis 1:1-25

O homem foi criado depois de tudo isto. Deus criou os céus, terra, separou as águas, criou sol, lua, estrelas, árvores, animais, etc...
Após criar tudo Deus viu que ERA BOM! Deus não desprezou, não rejeitou, não aboliu nada, ele ficou contente, feliz com tudo aquilo que tinha acabado de criar.

Depois criou o homem e viu que era e ao finalizar tudo, Ele olhou e viu que ERA MUITO BOM (Gênesis 1:31)!

A sede do homem por qualidade de vida, felicidade é algo que tem sido uma constante na vida de todos após a entrada do pecado no mundo (este fato fica para comentarmos em outro texto), e foi ampliado após o século 19 e as revoluções que modificaram a forma do homem olhar o mundo.

Temos tentado buscar a felicidade em "coisas", nosso conceito de felicidade está relacionado a produtos que se compram em farmácias, supermercados, clinicas de estética. Você discorda?

Vejamos bem: No natal, a data do ano em que vemos de forma mais intensa a fraternidade, o amor, a alegria, o que ensinamos nossas crianças é AMAR AO PRÓXIMO, COMPARTILHAR E COMEMORARMOS A DATA EM QUE JESUS NASCEU, ou temos mostrado com nossos atos que o importante mesmo são os presentes, a fartura de comida na mesa e aqueles enfeites todos nas portas?

Na páscoa, lembramos os momentos da cruz, a felicidade da reconciliação com Deus por meio da morte de Jesus, ou compramos chocolates para distribuir?

Acredito que a felicidade e algo que podemos encontrar em atos simples como sentar em frente ao mar e contemplar o pôr-do-sol, sorrir com piadas de nossos amigos, ser feliz é ter alguém que amamos ao nosso lado, compartilhando momentos de descontração e até mesmo em momentos de dificuldade.

Deus nos ensinou com sua criação o caminho para ser feliz. Ele nos mostra que em locais simples nós encontramos algo espetacular, e podemos achar um motivo para dizer o quanto somos privilegiados.





Eu encontrei esse video por ai e achei interessante. Ele nos mostra o ponto devista de várias pessoas sobre o que é felicidade para cada uma delas. 

E assim os deixo com mais um texto. Ah, sejam felizes, e felicidade verdadeira você encontra em Deus. Tente conhece-lo, e você verá a diferença que Ele faz.

Nos encontre por ai:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião sobre o que foi escrito. Curtiu?