quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

AS VANTAGENS DE FAZER "PÓS"


Foi-se o tempo em que a graduação bastava para conquistar um bom emprego. Hoje em dia, os selecionadores dão preferência a quem possui pós-graduação voltada para a área da vaga oferecida. E cursar uma pós hoje em dia pode trazer também outros benefícios.
É possível escolher dois caminhos: a especialização Lato Sensu ou o MBA (Master Business Administration). O primeiro consiste em um curso que aperfeiçoa aspectos de uma área específica, cujo profissional deseja se aprofundar. O MBA tem o mesmo foco, mas é voltado a profissionais com mais de três anos de experiência e é destinado à área de gestão empresarial e negócios, com abordagem objetiva no mercado de trabalho.

A realização de uma pós ou de um MBA aumenta também as chances de um aumento de salário ou de uma promoção.
É o que aponta pesquisa da consultoria Robert Half , realizada com executivos brasileiros de alta e média gerência. O estudo mostrou que 66% dos profissionais com MBA ou com pós-graduação tiveram alta salarial após fazerem o curso.

De modo geral, a busca pelo conhecimento é vital para o sucesso profissional. Conheça mais sobre as vantagens de ser um pós-graduado:
Você será um especialista
A pós-graduação permite que o profissional se torne um especialista em uma determinada área ou assunto. Isso porque, os conhecimentos captados na graduação serão aprofundados na especialização ou no MBA. "Muitas coisas são deixadas para serem ensinadas na pós-graduação, os cursos de graduação foram desmembrados e ficaram genéricos. Anos atrás se fazia administração com ênfase em marketing, ou com ênfase em pessoas ou em financeiro. Hoje, a pessoa faz o curso de administração e depois ela faz uma pós de dois, três anos, com a ênfase desejada e que serve como um outro título", analisa José Renato.
Ênfase na prática
O aprofundamento desse conteúdo é observado, principalmente, pela ênfase no aspecto prático, que não foi visto com profundidade na graduação, dada a quantidade de outros temas a abordar. Para os consultores, a pós faz o profissional dar um passo adiante na sua carreira, pois aprende a aplicar os conteúdos teóricos absorvidos na graduação, além de ter uma visão mais próxima ao cotidiano da área. "É importante o aumento da capacidade do profissional de apresentar bom desempenho na empresa com o conhecimento, experiência e troca de informações realizadas ao longo do curso", fala Testa.
Rede de relacionamentos
Outro fator positivo é a possibilidade de ampliar a sua rede de contatos durante as aulas do curso. "A vantagem está no fato de conhecer pessoas que já estão no mercado e que propiciam uma rede maravilhosa de contatos, seja para trocar experiência, sugestão, ou, para quem está ingressando no mercado de trabalho, conseguir uma colocação", conta a especialista em recursos humanos Marcia Luz, autora do livro Agora é pra valer: a verdadeira história de quem passou de chefe dos outros para líder de si mesmo. A consultora conta uma experiência vivida por ela sobre a importância de ampliar os contatos. "Eu fiz minha pós há muitos anos e tomei contato com muitas pessoas que hoje estão em empresas e que me contratam para palestras, oriundo desse vínculo que fiz na pós-graduação."
Manter-se atualizado na sua área
Outra vantagem considerada fundamental para os especialistas consultados é o aprendizado de conteúdos mais atuais, com professores que atuam no mercado e que conciliam, diariamente, a teoria e a prática de determinada disciplina ou área. "Como você vai ser provocado para entregar pesquisas e um Trabalho de Conclusão de Curso, será necessário ler, pesquisar o assunto e se atualizar. Não é só o que o professor vai ensinar, mas sim o que você busca para aprender ao fazer a pós", opina Marcia.
Mudança de carreira
É possível alavancar a sua vida profissional e, até mesmo, mudar a sua carreira, pois um curso de pós-graduação pode encurtar o caminho para outra área. A pessoa poderá direcionar os seus esforços para uma profissão desejada, desde que ela se especialize naquela área. "Você vê bons profissionais graduados em curso sem vínculo com cargo que eles atuam. Por exemplo, tem profissionais de educação física atuando em administração porque fizeram pós em administração. A pós é sim uma oportunidade para quem quer mudar de emprego e de carreira", sinaliza José Renato.
Última dica
Especialistas destacam que, antes de definir qual curso você vai fazer, é necessário procurar se informar a respeito da instituição, da programação do curso, da avaliação necessária para entrar na especialização. Outra dica importante é saber quais serão os professores e se eles trabalham em alguma empresa, o que vai proporcionar uma visão mais prática e atual sobre os temas estudados. Outro detalhe é refletir de que forma o curso almejado irá aprimorar o desempenho no seu trabalho e na sua carreira.





PÓS-GRADUAÇÃO É NA DENACON

A DENACON, em conjunto com duas Universidades renomadas no âmbito de Pós-graduação a distância, trás pra você a oportunidade de garantir sua especialização com qualidade e um preço abaixo do valor de mercado.

Confira os cursos de pós-graduação ofertados para você.


Caso tenha interesse em algum curso, envie um e-mail para ernestosilva@denacon.com.br e ganhe 7 dias para experimentar de GRAÇA, os cursos a distância.


http://www.posgraduacao.denacon.com.br/


COTIDIANO NA REDE: **(para acessar basta clicar nos links)

Passe em nossa página de PROMOÇÕES e participe do sorteio que preparamos para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião sobre o que foi escrito. Curtiu?