quarta-feira, 29 de maio de 2013

SENADO APROVA CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI - UFCA

O Senado aprovou nesta quarta-feira (29) em regime de urgência a criação da Universidade Federal do Cariri, que será instalada no interior do Ceará. De acordo com a proposta, a UFCA será criada a partir de desmembramento da Universidade Federal do Ceará (UFC), que já possui campi nas três maiores cidades da região: Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha.

Ainda de acordo com a proposta do senador Inácio Arruda (PCdoB), outros dois campi serão construídos nas cidades de Icó e Brejo Santo. Segundo o senador, todos os alunos matriculados na UFC nas cidades do Cariri serão transferidos para UFCA, sem prejuízo acadêmico.

terça-feira, 28 de maio de 2013

PROGRAMA INGLÊS SEM FRONTEIRAS BENEFICIA UNIVERSITÁRIOS

O Programa Inglês sem Fronteiras surgiu para atender às demandas do Programa Ciência sem Fronteiras. A Secretaria de Educação Superior do MEC (SESu), junto às universidades federais, criou a Comissão de Trabalho para o IsF, grupo composto por especialistas de língua inglesa e de Educação a Distância de 10 universidades federais, de acordo com a portaria SESU 105/2012,  a saber: UFSCar, UFMG, UFU, UFMT, UFF, UFC, UFPE, UnB, UFSC e UFRGS, para organizar as ações que compõem o programa em parceria com os órgãos de fomento, CAPES e CNPq.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

VALE CULTURA É APRESENTADO E SERÁ LANÇADO EM AGOSTO

A ministra da Cultura, Marta Suplicy (PT), esteve em Fortaleza para participar  da apresentação do programa Vale Cultura, do Governo Federal, nesta quinta-feira (23), às 14h30, na Câmara Municipal.

Segundo Marta, o cartão já poderá ser utilizado em agosto.  "O lançamento será em agosto. A partir desse mês o cidadão já poderá usar os benefícios do cartão. Porque a demora? A presidente terá que assinar um decreto. A coisa mais dificil que era pasar pelo congresso já passou. Agora a Dilma terá que regulamentar e já está bem maduro a liberação", disse.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

MEC REGISTRA 4,3 MILHÕES DE INSCRITOS NO ENEM. PRAZO SE ENCERRA DIA 27



O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou 4.346.173 inscrições até as 18h15 desta quarta-feira, 22. O período de inscrição, que não será prorrogado, se estenderá até as 23h59 do dia 27 próximo.

Para os candidatos não isentos, a taxa de inscrição, de R$ 35, deve ser paga até o dia 29. Estão isentos os concluintes do ensino médio em 2013, matriculados em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. Também não precisa pagar a taxa o participante com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

terça-feira, 21 de maio de 2013

MEC LANÇA SITE PARA ENSINAR FRANCÊS GRATUITO

Parceria entre os governos do Brasil e da França coloca no ar site com o objetivo de ensinar o idioma francês gratuitamente. As aulas podem ser utilizadas por quem nunca teve contato com a língua ou por estudantes iniciados MEC (Ministério da Educação) lança, em parceria com o governo francês, o site FrancoClic, que tem como objetivo ensinar francês gratuitamente aos estudantes. No portal são oferecidas lições em texto, vídeos didáticos e exercícios, além de informações sobre a cultura francesa. 

Projeto de Apoio ao Intercambista da UFC inscreve até o dia 23 de maio

O Projeto de Apoio ao Intercambista (PAI) inscreve, até o próximo dia 23, estudantes da Universidade Federal do Ceará, dos campi de Fortaleza, interessados em atuar como padrinhos de estudantes estrangeiros que realizam intercâmbio acadêmico na Instituição. O interessado em se submeter à seleção deve enviar um currículo padrão (disponível no endereço www.paiufc.wordpress.com) para o e-mail ufc.pai@gmail.com.



sábado, 18 de maio de 2013

UFMG, UNB E MAIS 6 PÚBLICAS ADEREM AO SISU




As vagas da edição de 2014 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) só serão definidas no segundo semestre, mas a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mais seis universidades públicas já decidiram aderir ao sistema que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na seleção de alunos. Com isso, o Sisu já garante, para o ano que vem, pelo menos 13 mil novas vagas, revela levantamento feito por jornalistas do G1 pelo Brasil*. Ao menos seis outras instituições estudam entrar no processo de seleção.

terça-feira, 14 de maio de 2013

472 MIL ALUNOS SE INSCREVEM NO 1º DIA DE MATRICULAS PARA O ENEM 2013

O sistema de inscrições da edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recebeu mais de 472 mil cadastros no primeiro dia. Até as 18h30 desta segunda-feira (13), 472.495 candidatos haviam enviado seus dados para participar da prova, que será aplicada nos dias 26 e 27 de outubro.



As inscrições seguem até as 23h59 do dia 27 deste mês. Quem não estiver isento do pagamento da taxa de inscrição de R$ 35 deverá quitar a Guia de Recolhimento da União (GRU Simples) apenas nas agências do Banco do Brasil até o dia 29 de maio. Os prazos não serão prorrogados.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

JAPÃO OFERECE BOLSAS DE ESTUDO PARA BRASILEIROS

A professora Laura Tey Iwakami, do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), tem novidade do Japão para os estudantes do idioma japonês, na UECE. É que o Governo do Japão, por meio de seu Ministério da Educação (MEXT), oferece, anualmente, quatro modalidades de bolsas de estudo para brasileiros em universidades japonesas. Gratuitas, as inscrições para os cursos de Pós-Graduação serão realizadas de 2 a 29 de maio de 2013, enquanto que para as demais modalidades, ou seja, Graduação, Escola Técnica e cursos Profissionalizantes acontecerão de 3 a 28 de junho.

UFC INSCREVE PARA CURSO DE INTRODUÇÃO A LINGUA ESPANHOLA

O Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará (UFC) está com inscrições abertas para o curso de extensão "Introdução à Língua espanhola". Os interessados poderão se inscrever até 6 de maio no próprio Departamento (Área 1 do Centro de Humanidades – Campus do Benfica), das 8h às 12h e das 14h às 17h. Ao todo serão ofertadas 90 vagas para os cursos.






FORTALEZA RECEBE ETAPA NACIONAL DE FUTEBOL FREESTYLE



Fortaleza recebe os 16 principais nomes do Futebol Estilo Livre do país na próxima quarta-feira (1°), para a final nacional do Red Bull Street Style. A competição ocorre no anfiteatro da avenida Beira Mar, na Capital. O vencedor embarca para o Japão, no dia 18 de setembro, em buscado inédito título mundial na categoria.